quarta-feira, 29 de julho de 2009

"Pela estrada a fora, eu vou bem sozinha...

... levando esses doces para a vovózinha!... "

Todos conhecem a história da Chapéuzinho Vermelho, não é? Se não conhecerem, são uns idiotas alienados, pelomenos ouviram falar seu nome.
Bem... A história é basicamente assim:


A mãe de chapéuzinho pede para sua filha levar à avó uma cestinha com bolo e outras coisas, pois sua avó está doente. Ela vai pelo caminho, feliz e saltitante, cantando uma bela canção, mas... Desobedece sua mãe. Ela sai da trilha e vai por um atalho pelo meio da floresta, com isso ela encontra o Lobo Mau, e, desobedecendo mais uma vez sua mãe, contalhe um pouco de sua vida. Fala para quem era a cestinha e onde ficava a casa de sua avó. Feito isso continuou seu caminho, e o Lobo que não é nada bobo foi à casa da velhinha para poder devorá-la. O Lobo, já de barriga cheia, quis devorar, também, Chapéuzinho Vermelho, se disfarçou com as roupas da avó da menina e deitou na cama. Então vem aquela velha história: "Que nariz grande você tem. Que olhos grandes você tem. Que boca grande você tem". Ele tenta devorá-la, e um caçador(ou lenhador, dependendo da versão) escuta os gritos e vai ajudá-la. Abre a barriga do Lobo, retira a vovó, e a enche de pedras, logo após, fecha-a. Feito isso jogam-no em um rio/lago para que ele não consiga nadar e morra afogado. Chapéuzinho e sua família viveram bem e felizes para sempre. (Tem isso na história? XD)


Bem... Um final não muito trágico em que mostra que o bem sempre vence o mal. E ainda com uma grande lição: Não falar com estranhos.
Essa é a versão mais conhecida, feita pelos Irmãos Grimm. Agora, vamos conhecer a verdadeira versão, feita por Charles Perrault:


Acontece a mesma coisa no início da história anterior, mas, ao invés de levar bolos e guloseimas na cestinha, como todas as outras versões de Chapéuzinho Vermelho falam, ela leva pão-de-ló e vinho para sua avó. Ela dá as informações para nosso Lobo Mau e segue seu caminho. Mas, ao invés do Lobo devorar nossa querida velhinha, ele a mata. Sim, mata. Ele a corta em pedaços, cozinha e dá para nossa pequena Chapéuzinho comer. Antes de ocorrer a velha história das perguntas de Chapéuzinho, o Lobo, já disfarçado, a convida para deitar-se na cama. MAAAS, a roupa de Chapeúzinho está suja, e ela precisa tirá-la. Ela vai tirando as peças e o Lobo reclama que outra parte está suja, até ficar quase nua (ou completamente). Aí sim, começa as indagações de Chapéuzinho. Então o Lobo a mata e acaba a história. Simples assim! =D


" Vamos, vamos! Tire sua última peça de roupa e deite-se aqui, minha querida!"

Vocês perguntam:
-Mas e o caçador/lenhador ?
E eu lhes respondo:
-Não tem! ;D Depois que o colocaram, para não ficar uma história trágica demais.

A versão original tem um final bem trágico. Agora você sabe que aquela histórinha bobinha e bonitinha que você escutava de sua mãe quando era pequeno é muuuuito diferente da original. Bem... Apesar de ser beeem diferente, ela passa até que os mesmos valores. Não falar com estranhos, não aceitar comida de estranhos, etc. Mas Perrault criou essa história para alertar as crianças dos senhores sequestradores pedófilos que vagavam nas florestas/ruas. Isso virou o Lobo Mau, para deixar a história mais bonitinha e compreensível para as crianças. ;B
Então... Querem levar essa cestinha para sua querida vovó, meus queridos? =)

Fonte de INSPIRAÇÃO: Twilight Haters Brasil
Imagens: DeviantART & Google


"Que olhos grandes você tem!"



Jamilo: E não é só a história da chapéuzinho vermelho não, praticamente todos os contos de fada são origialmente macabros e assustadores .-.




4 comentários:

Sal disse...

Eu vou ter pesadelos com isso


mesmo

Sal disse...

american's mcgee grimm mode /on XD

Paula-chan disse...

Noooooossa!
Ainda bem que eu visito esse blog de dia XB
E falando nisso, tem um jogo de pc inspirado nisso, ele se chama "the path" e conta a história de um grupo de irmãs que tem como objetivo chegar na casa da vovó e entregar os doces, mas você acaba perdido na floresta e encontrando o lobo mau. Depois de uns meses você consegue chegar na casa da vovó, mas ela ta morta e a casa ta possuida :D
é mais ou menos assim :B

clone_wars123 disse...

ahhhhh tive um pesadelo que medo

Postar um comentário

Comenta \o/